quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rascunho Cirurgia: Hemorragia digestiva baixa e Doença diverticular.

Hemorragia digestiva baixa:
Sangramento abaixo ângulo Treitz. Enterorragia ou melena. Acima de Treitz pose se apresentar como enterorragia do duodeno ou estomago. Maioria são de colo e reto. 25% no delgado. Merckel, DII, pólipos, acima de 60ª, diverticulose, dii, neoplasia. Intermitente, mais crônico.
Tem Tb a angiodisplasia: sangra bastante. Moléstia diverticular: estudar: é a maior causa. Angiodisplasia: mal formação arteriovenosa. Outras causas: varizes retais...hemorróidas.
Perguntar como é o sangramento, fezes com sangue coagulados: mais no reto e colo. Nas neoplasias o sangramento é mais intermitente. No colo direito costuma ser um sangramento crônico, é uma hemorragia. Retoocolite pode dar muita perda crônica de sangue.
Paciente chega com sangramento, checar atls e estado geral. Pegar acesso venoso, colher hemoglobina etc. tentar fazer o diagnóstico. Fazer anuscopia, ver o tipo de sangue que está saindo.
Exames: o primeiro a ser feito é uma EDA. Questionar uso de antigoagulantes, aas, dicumarínicos, clopidogrel. Principalmente em pacientes idosos.
Devem ser respeitados os passos a serem feitos.
Conduta: colonoscopia: pode ser diagnóstica ou terapêutica. Sangramento ativo tentar tratar. Diferente da EDA, tomar muito cuidado com o que vai injetar, clipes para parar sangramento. Uso de adrenalina também.
Métodos hemostáticos. Térmicos e esclerosantes. Angiografia: injeta contraste e ver onde sangra. Tem efeitos colaterais. É invasivo. Mas pode ser necessário. Importante na doença diverticular.
Terceiro exame é o não invasivo, hemácias marcadas: cintilografia. Bom para sangramento intermitente. Representa quase 90%.
Capsula endoscópica: 1º linha de exame. Coletor dados na cintura do paciente. Contra indicações: estenose. Obstrução. Relativas: cirurgia abdominal
Enteroscopia com duplo balão. Ver todo o delgado, usado em cirurgia bariátrica.
Indicações cirúrgicas: doença diverticular. Verificar estado hemodinâmico, comorbidades, quanto mais transfusões maiores problemas e mortalidade.
Sitio conhecido: pode tratar somente aquela parte. Colectomias segmentares.
Sitio desconhecido: pior. Colonoscopia intra operatório. Prova: colectomia total na urgência.
Caso clínico: conduta, colectomia total.
Doença diverticular: formações saculares do tubo digestivo. Comum acima dos 50 anos. Habito alimentar é importante. Herniaçao de mucosa através de pontos. Nesse ponto sai a cerosa e a mucosa. Forma hipertônica e hipotônica.
Diverticulite: perfuração com sangramento difuso. O cólon fica fininho.
Diagnóstico: dor abdominal, empachamento, distensão, dificuldade para evacuar. Na fase crônica segue o roteiro normal. Usa-se o enema opaco para decidir em uma conduta cirúrgica ou não. Eletivo para doença diverticular. Quando forma fistulas também é indicação de cirurgia, para o delgado, útero, parede abdominal...
Diagnostico diferencial: apendicite aguda, câncer de colon, doenças inflamatórias.
Tratamento: fase sem complicações: tratar clinicamente: dieta rica em fibras, laxativos suaves, redução de peso... Cirurgia: retosigmoidectomia, colectomia total.
Diverticulite Aguda: dor intensa em fossa ilíaca esquerda ou no baixo ventre, na projeção da cúpula vesical, alterações do hábito intestinal e forma das fezes. pode ser localizada ou difusa a dor.
Tomografia computadorizada do abdomem com pélvis. É o principal exame na aguda. Acompanha-se a clinica, exame físico, proctológico, raio x simples do abdômen.
Classificação de hinchey-1978:
I- Abscesso pericólico ou flegmão;
II- ...
Quando operar: em I: dar antibiótico e jejum. No II pode-se puncionar e operar eletivamente. Em III e IV vai pra cirurgia, onde a ressecão é o melhor tratamento. A principal é a cirurgia de Hatmann.
Preparo intra operatório: cateteriza o ceco. Coloca uma sonda de foley onde estava o apêndice. E faz-se a limpeza da cavidade Só se faz isso quando o doente está bem.
Conclusões: os achados intraoperatorios são importantes na condução da cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares