quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rascunho Pediatria: CONSTIPAÇÃO INTESTINAL NA INFÂNCIA


Mecanismos na constipação crônica:
Funcional psicogênica: dor e medo, lesões perianais à evacuação (fissuras e escoriações).
Causa orgânica: causada por doenças do aparelho gastrointestinal ou patologias extra-intestinais. TTo com ingesta hídrica, dieta alimentar... não resolve. Hipotireoidismo; hipotonia muscular; neurológicas, parasitoses intestinais, ânus anteriorizado, estenose anal e imperfuração anal.
Foi abandonada a prática de sonda retal ao RN. Deve-se eliminar o mecônio em 48 horas.
Megacólon congênito aganglionar clássico (moléstia de Hirschsprung), Forma clássica ou de segmento ultra-curto. Ocorre alteração da migração da crista neural para partes distais do intestino, causando diminuição das células dos 3 plexos mioentéricos do intestino. A criança tem então uma alteração de motilidade. Não se sabe a causa, herança genética complexa, existe incidência familiar, grande polimorfismo e fenótipo pouco variado. Ocorre distúrbio da inervação intestinal com desmotilidade do cólon parado ou em locomoção.
Devido à alteração genética, procurar outras alterações sistêmicas ou em órgãos. Não há quadro clínico específico, portanto o diagnostico é feito através de historia eficiente (anamnese).
O diagnóstico é complementado pelos exames, apenas se o tratamento clinico não tiver resposta satisfatória às medidas terapêuticas iniciais: atividade física, aumento do teor fibra e hidratação. Isso significa investigação por imagem, enema opaco e manometria anorretal. Usa-se laxativo salino, 4mL por kilo. Não se usa fibra em lactentes e pré-escolares, pode ser causa de obstrução esofágica se consumida fresca. :.Estimulance multifiber..: menores de dois anos dá-se óleo mineral. Se não funcionar adicionar o laxativo salino: leite de magnésia: 1-4mL/kg. Lactulose: começa com 1-2mL/kilo. Não se usa catártico na infância: naturetti...faz se essa conduta antes de indicar o enema opaco. Os serviços de gastroenterologia pediátrica são mais incisivos: os que não resolvem pela terapia inicial já são encaminhados para a manometria anorretal.
Inicialmente tem que haver quebra do circulo vicioso: dor e retenção das fezes. Fazer uma abordagem para amolecer as fezes.
Etapas do tratamento:
-eliminar fezes impactadas quando existe: fleet-enema ou preparos com SF0,9%, morno e glicerina na proporção de 4:1.
- em crianças <3 anos – 200mL (2x dia/7 dias). Em menores de 2 anos usar Minilax ® 2x/dia 4 a 5 dias.
- crianças >3 anos – 400mL 2x/dia/4 dias.
Se não tiver fleet enema: solução 4:1 soro fisiológico-glicerina. Leva de 4 a 5 dias, interna ou faz em casa.
Manometria de Hirschsprung.
Diagnostico diferencial: é complicado, os sintomas são parecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares