domingo, 1 de maio de 2011

Rascunho de pediatria: Diarréia aguda.

Diarréia aguda.
Cerca de 80% são devido a vírus. Rotavirus e astrovirus são os principais responsáveis por diarréia aguda. O problema no Brasil é nos desnutridos que evoluem para diarréia crônica.
Os sais para reidratação oral das ONGs mudou o perfil desta doença. Manter dieta, aleitamento materno e reidratação oral. Medicação específica na maioria das vezes não é necessário.
A não ser hospitalar, é contra-indicado antibióticos, pró-bióticos (floratil), nem exame laboratorial. Diarréia aguda é fácil tratar, mas tem que evitar certas medidas ineficazes feitas de rotina.
Em geral ela dura de 7 a 10 dias, mas não deve ultrapassar 14 dias.
É um problema sério, 2 a 3 episódios são apresentados por crianças por ano em crianças menores de 5 anos.
Terceira causa de mortalidade infantil, pela desidratação. A maioria dos agentes infecciosos relaciona-se à falta de saneamento básico...
O Brasil melhorou muito, mas ainda tem problema sério com diarréia, não foi erradicada nos bolsões de pobreza. Em desnutridos é grave.
De 1979 para 2002 caiu em 3 milhões o número de doentes, para 2010 espera-se algo em torno de 750 mil.
Para as causas de morte em menores de 5 anos é a terceira causa. No nordeste é 3 a 5 vezes maior. Corresponde a 30% de todas as mortes na primeira semana de vida.
Na fisiopatologia há quebra do equilíbrio entre ingestão e secreção de solutos. Classifica-se em osmótica, secretora, invasiva, alterações motilidade intestinal.
Lesão do enterócito com má absorção de açúcar, passagem de líquido para a luz intestinal. Laxantes como manitol, lactulona, hidróxido de magnésio podem causar diarréia.
Na criança que faz infecção por rotavirus pode ocorrer intolerância à sacaridase adquirida transitória. Se não incorrer em erro dietético, ela pode recuperar mais rapidamente. Se for desnutrida, pode evoluir com síndrome de má-absorção pós-infecciosa. Restos alimentares, déficit de ganho ponderal e anemia. Escherichia, salmonella... são os principais.
As bactérias intestinais vão fermentar o açúcar que não foi absorvido, vão ser introduzidos ácidos orgânicos que vão causar queimadura perianal e vão dar fezes explosivas :-). Verifica-se diarréia osmótica e trata-se.
Diarréia secretora: as toxinas bacterianas ou alguns patógenos vão causar aumento intracelular de AMPc com excreção de água para o intestino.
Diarréia invasiva: lesão do enterócito com invasão da submucosa, levando a sangue e leucócitos nas fezes. Salmonella evolui de secretora para invasiva. Há então a disenteria.
A síndrome do colo irritável e do intestino curto e hipotireodismo estão nas alterações da motilidade intestinal.
Causas: vírus, bactérias, protozoários como a Giárdia lamblia: diarréia secretora, criptosporidium aparece em criança hígida, e a disenteria amebiana que causa diarréia exudativa.
Diarréia parenteral é um conceito antigo... por exemplo uma pielonefrite e a criança passa a ter diarréia....intoxicações alimentares por excesso de aditivos químicos.
O rotavírus é o campeão de audiência em crianças de até 2 anos. Astrovirus vem em 2º lugar.
O vírus invade enterócito, há lesão e leva a diarréia secretora, inicialmente podendo complicar, porque lesa o enterócito...
Em geral dois dias de vômito, duração de 5 a 7 dias. Prevenção com vacina.
Virulência: adesividade: Scherichia coli; invasividade: shiguela; toxigênica: enterotoxinas ou citotoxinas.
Escherichia coli: prevalente na infância, a clássica. A enterotoxigênica não é fácil identificar na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Arquivo do blog